Mostra fotográfica revela caminhos e histórias em assentamentos e comunidades tradicionais


Publicado em 23/05/2017 08:42

Loise Maria

Existem caminhos que mudam vidas, revelam histórias, retratam sonhos e levam cidadania. São também caminhos percorridos por cidadãs e cidadãos em busca dos seus direitos que, em meio às dificuldades e angústias cotidianas, esbanjam sorrisos e a força pra lutar. O caminhar é reforçado quando essas mulheres e homens encontram profissionais comprometidos em assegurar o acesso à justiça integral, gratuita e de qualidade, atuando na tutela de direito das populações mais carentes e também mais isoladas. Essa é a missão da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, retratada na mostra fotográfica “Caminhos da Cidadania”.

A mostra foi aberta na terça-feira, 16, e ficará disponível no hall da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, até o final do mês de maio. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. São 28 imagens captadas pelas lentes da repórter fotográfica Loise Maria, durante as edições do projeto “Expedição Cidadã”, realizado em 2016 com o apoio da Assembleia. As fotografias retratam os atendimentos itinerantes da Defensoria Pública em localidades distantes e de difícil acesso.


Imagens

Segundo a fotógrafa, as imagens retratam um pouco do cotidiano, a vivência e a personalidade dos assistidos da Defensoria Pública do Tocantins que residem em assentamentos e comunidades tradicionais, entre outros rincões do estado do Tocantins. “Tentei ir além dos registros gerais do atendimento, buscando a essência daquele povo, mostrando detalhes como os pés ou as mãos de uma senhora guerreira que expressam fortemente a sua história, memória e identidade”, adianta. As imagens trazem expressões que vão desde angústias a alívios, e ainda uma bem peculiar, que é a felicidade de, mesmo numa realidade de violação de direitos, ser atendido pela Defensoria Pública.  “Apresentamos fotos que tratam do resgate da memória e da identidade dessas comunidades, de forma que também provoque a reflexão da luta dessas comunidades para o acesso à Justiça e garantia de seus direitos”, conclui Loise Maria.


Autor(a): Cinthia Abreu


Tags: Expedicao Cidada, CAMINHOS DA CIDADANIA, Loise Maria, fotografica, MOSTRA, Fotografia

 

Photo

Foto : Loise Maria

Photo

Foto : Loise Maria

Photo

Foto : Loise Maria

Photo

Foto : Loise Maria

Photo

Foto : Loise Maria

Photo

Foto : Loise Maria

Photo

Foto : Loise Maria

Photo

Foto : Loise Maria

Photo

Foto : Loise Maria

Photo

Foto : Loise Maria

Photo

Foto : Loise Maria