Projeto da DPE-TO recebe novas parcerias para desenvolver atividades no CASE e no CEIP de Palmas


Publicado em 16/03/2017 09:01

Loise Maria

O projeto “Socioeducar Unidos para Vencer” recebeu nesta quarta-feira, 15, dois novos parceiros: a Escolinha Comunitária do 6º Batalhão da Polícia Militar e o Centro Apostólico Rio Manancial.  Ambos vão desenvolver atividades com os adolescentes do CASE – Centro Socioeducativo de Palmas e no CEIP– Centro de Internação Provisória de Palmas. Os representantes das instituições estiveram na sede da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, para discutir como será realizado o trabalho.

Segundo o Tenente Walber Pereira Lima, a Escolinha atende hoje quase 700 crianças e adolescentes na região sul de Palmas com aulas de música, atividades esportivas e palestras. A ideia é levar para dentro do CASE e do CEIP aulas de violão e teclado, e outros instrumentos que a instituição já possui e que estavam sem utilização. “Essa oportunidade de fazer uma parceria com a Defensoria, que já faz um belo trabalho dentro do CASE, vai somar com o nosso trabalho e temos certeza que os adolescentes só tem a ganhar”, disse o Tenente Walber.

A representante do Centro Apostólico Rio Manancial, Dóris Maria Oliveira Costa, afirmou estar muito contente com a parceria. Voluntários do Centro vão visitar o CASE e o CEIP sempre aos sábados levando orientação espiritual para os adolescentes. Também serão realizados cultos e aulas de violão.

Os representantes conversaram com a defensora pública Maria do Carmo Cota, coordenadora do NUDECA – Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da DPE-TO, que foi a idealizadora do projeto “Socioeducar Unidos para Vencer”. “Nós pretendemos estender esse projeto para fazer um trabalho preventivo também fora do CASE, levando os adolescentes para que eles ajudem na conscientização de outros jovens”, informou a defensora pública.

Projeto

Efetivar o processo de socioeducação dos adolescentes que cumprem medidas no CASE e no CEIP é o objetivo do projeto “Socioeducar Unidos para Pencer”. O trabalho é fruto de uma parceria firmada em 2016 entre DPE-TO, Governo do Estado e Município de Palmas, além da UFT e instituições do Sistema “S” como SESI, SESC, SENAC, e SENAI.

O Projeto prevê a realização de cursos profissionalizantes, oficinas, restabelecimento da horta da Unidade, a criação de uma roça sustentável, e também atividades de entretenimento.


Autor: Clédiston Ancelmo


Tags: Nudeca, SOCIOEDUCAR, UNIDOS PARA VENCER, CEIP, CASE

 

Photo

Foto : Loise Maria