MPF promove ação alusiva ao Dia Internacional de Combate à Corrupção no Tocantins


Publicado em 07/12/2017 11:40

PRTO/ Divulgação

Cerca de 70% dos casos envolvendo autoridades em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ), tratam de crimes relacionados à corrupção. Os dados são do Ministério Público Federal (MPF) e foram apresentados no último dia 4, em Brasília, em um evento em referência ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado em 9 de dezembro. Por causa da data, o combate à corrupção está sob debate, com programações do MPF, em todo o País. No Tocantins, as atividades serão realizadas nesta quinta-feira, 7, a partir das 14 horas, na sede da Procuradoria Regional da República (PRTO), em Palmas. Qualquer pessoa pode participar.

As atividades visam, principalmente, tratar sobre a corrupção endêmica no País. Participarão da solenidade, representantes do MPF, Ministério Público Estadual (MPF), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e outros órgãos de fiscalização.

Durante o evento, serão apresentados relatos da atuação dos órgãos de controle no Estado, bem como as ferramentas que podem ser utilizadas pelo cidadão no combate à corrupção. Também será apresentada a Campanha Todos Juntos Contra a Corrupção, além da exibição de um vídeo com a retrospectiva do combate a esse crime em 2017. O evento será aberto ao público e os interessados deverão se inscrever no local.


Dados

Os dados do MPF revelam um pouco do cenário da corrupção no País. Conforme o levantamento, divulgado em reportagem da Agência Brasil / EBC, tramitam no STF 95 ações penais e 439 inquéritos relacionados a autoridades com prerrogativa de foro por função, como presidente da República, vice, deputados federais, senadores e ministros de Estado.

No STJ, que julga casos de crimes comuns envolvendo governadores, desembargadores, membros do Ministério Público e conselheiros dos Tribunais de Contas, são 72 ações penais, 101 inquéritos e 54 sindicâncias, conforme os dados divulgados.