Defensora participa do 1º Seminário Estadual da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência

Publicado em 17/09/2007 12:01

Zezinha Carvalho

Representando a Defensoria Pública do Tocantins, a defensora pública, Vanda Sueli Machado de Souza Nunes participou na manhã desta quinta-feira, 13, em Palmas, da abertura oficial do 1º Seminário Estadual da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência. Na abertura do evento, a Defensora reforçou o compromisso da instituição em fortalecer a Rede de Atenção às Mulheres. “A Defensoria Pública do Estado, por meio dos Núcleos Especializados de Defesa dos Direitos da Mulher, presta não só atendimento jurídico as vítimas de violência doméstica, como também assistência social. E a grande procura tem sido assustadora”, afirmou Vanda Sueli, emocionada ao lembrar dos diversos casos que passam pelo Núcleo.

O depoimento emocionado da Defensora Pública chamou a atenção dos participantes e das autoridades presentes no Seminário, entre elas o prefeito de Palmas, Raul Filho, o secretário Estadual da Cidadania e Justiça, Télio Leão Ayres, no ato representando o governador Marcelo Miranda, a coordenadora municipal da Mulher, Direitos Humanos e Eqüidade, Rosimar Mendes, e a promotora de Justiça, Maria Roseli de Almeida Pery, que na ocasião, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado, em defesa dos direitos das mulheres.

O Seminário é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Coordenadoria da Mulher, Direitos Humanos e Eqüidade, juntamente com o Governo Federal, através da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Cidadania e Justiça. Também participam da realização o CEDIM (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher) e a organização não governamental responsável pela implantação da REDE, a AGENDE (Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento). A proposta é discutir questões como a violência contra as mulheres, violência de gênero, violência nas relações de trabalho, violência policial, e os conflitos interpessoais nos contextos institucionais urbanos.

O evento acontece até esta sexta-feira, 14, no auditório do Ministério Público Estadual, em Palmas. Ainda na sexta-feira, às 14h, a defensora Vanda Sueli será uma das palestrantes da IV Conferência do Seminário que tem como tema “Os desafios da implementação da Lei Maria da Penha”.